quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dados iniciais



Emir Hermes Bemerguy, filho do seu Vidal e da dona Didó, nasceu em Fordlândia, município de Aveiro, em 04 de março de 1933, no auge do sonho amazônico de Henry Ford. Com a transferência do cultivo de seringueiras para Belterra, para lá se mudou com sua família, e ali passou parte da infância e a adolescência. Mudou para Santarém, e se tomou de amores pela cidade, adotando-a como sua terra, amor este expresso nos versos “Não permito, senhores, que ninguém goste mais do que eu de Santarém”.  Mas a paixão de sua vida ele encontrou nos bancos da Faculdade de Odontologia, onde, em 1954, começou a namorar sua colega de turma Berenice, e a ela dedicou um amor imenso derramado nos seus escritos e que perdurou por quase 60 anos, até sua morte, em 13 de novembro de 2012. Deixou seis filhos biológicos e dois adotivos e uma obra imensa: livros prontos de poesias, crônicas, correspondências, lembranças, anotações diversas, etc. Como parte inicial da divulgação desta obra, criei este blog, onde vou colocando um pouco daquilo que ele produziu. O nome do blog vem de um poema dele, dedicado a minha irmã Telma, morta precocemente aos 14 anos em 1978.

Um comentário:

  1. Meu amigo Emir, legal e louvável esta idéia do blog,eu irei ser leitor assíduo, pois sempre fui fã
    do Dr. Emir,das crônicas, poesias, de toda sua obra, obrigado por publicar,abraço Jefferson Luiz.

    ResponderExcluir